terça-feira, 31 de julho de 2012

Berçário aula 19: Posso ser Feliz



1.       Copie uma para cada criança. As crianças podem cortar o menino e/ou a menina para colocar sua própria imagem próxima de Jesus Cristo. Fale sobre com Jesus  já foi uma criança. Eu posso ser como Jesus ( João 13:15). Perfure no topo da gravura e coloque uma fita ou barbante ( o que for mais fácil)  para pendurar a gravura.
2.       Fale sobre maneiras que as crianças podem ser felizes ao seguir o exemplo de Jesus Cristo
Idea para um lanchinho: Pegue uma bolacha do estilo “ Clube Social” e sobre elas desenhe ou grude umas patinhas. Diga as crianças que Jesus as ama muito, e ele quer que elas o sigam, para que vivam como Ele viveu.
1.       Ele quer que sejamos bondosos (faça as crianças dar um passinho)
2.       Ele quer que dividamos nossos brinquedos (dar outro passinho)
3.       Ele quer que ajudemos a arrumar nossos brinquedos ( outro passinho)
4.       Ele quer que sejamos obedientes ( outro passinho)

Assim sucessivamente, quanto você julgar necessário e possível.


 __________________________________________________________________________________________________

OBJETIVO: ajudar as crianças a aprenderem sobre o exemplo de Jesus e como elas podem dar um bom exemplo para os outros também.
Imprima o folheto e discuta antes de colorir.
1. Fale sobre o folheto, "Eu posso ser um exemplo.Eu quero ser como Cristo. Eu o seguirei. "
§  Discuta sobre a fotografia no folheto, fale sobre como Jesus apareceu aos Nefítas na terra prometida para lhes mostrar que Ele os amou (3 Néfi 11:8-17). Mostre a gravura de Jesus Cristo visitando as Américas na biblioteca da ala ou no link em seguida.. (GAK 315: Jesus Cristo Aparece aos Nefitas).
§  Jesus nos mostrou como amar e ser gentil com todos. Conte a estória de quando  Jesus lavou os pés dos Seus Apóstolos, mostrando-nos como servir uns aos outros (JST João 13:8, 10). Mostre a gravura de Cristo lavando os pés dos seus apóstolos encontrada na biblioteca da ala ou no link em seguida. (GAK 226: Jesus lavando os pés dos Apóstolos).
2.Discuta como as crianças podem  saber quando eu estão sendo  um bom exemplo que para serem felizes quando são bondosas, amorosas e escolhendo o certo. De exemplo de como elas podem ser mais como Cristo.
CANTANDO
• Cante "Eu quero ser como Cristo" (Músicas para Crianças, 40).



segunda-feira, 30 de julho de 2012

Lições que Aprendi quando Jovem


Essa a estoria que foi sugerido usar para o tempo de compartilhar de Agosto. Espero que seja útil.

Semana 1: Os bons amigos me ajudam a escolher o certo.


Leia a sitação do Elder Rober D. Hales que diz : “ Um verdadeiro amigo faz ser mais fácil viver o evangelho só por estar perto dele.”  ( Ensign, Maio 1999, pg 40) Ajude as crianças a entenderem como responderem a tentações dos amigos da maneira correta, para serem bom exemplos para seus amigos.
Atividade:   As crianças devem ligar “ o que os amigos ruins falam” e “ o que você deve dizer”as situações. Discuta com as crianças como elas devem reagir em cada situação e por que.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Berçário Lição 26: Serei batizado e Confirmado


Objetivo:  Ajudar as crianças  a sentirem gratidão pela água, agradecendo ao Pai Celestial e a Jesus Cristo.

Lição  e Atividades


Imprima a gravura e discuta antes de colorir.


1. Fale sobre a gravura,  “ Amo a água!”



• Ajude  as crianças a responderem  as seguintes perguntas:


-“  O que  pensa  que aconteceria  se você tomasse banho  em suco de uva, e não na água?  (você pode mostrar um suco de uva)
- Pode me dizer um animal que  mora na água? ( ajude-os a encontrar o peixe)
- “ Você sabe do que é feito o gelo?” ( coloque uma pedrinha de gelo em cada suco das crianças)

• Fale sobre utilidades da água: Eu sou grato pela água que vem dos céus, enchendo os lagos, rios e oceanos. Eu uso a água para muitas coisas. Eu a bebo,  tomo banho nela, a uso para lavar o meu cabelo e roupas. Eu a uso para lavar as louças, regar as flores e outras plantas, e para dar banho nos meus bichinhos de estimação. Eu posso me batizar na água assim como Jesus quando tiver 8 anos de idades. Nós bebemos a água do sacramento  para nos lembramos de Jesus Cristo todas as semanas.

• Fale sobre água para brincar com os animais ( cantar  “ 5 patinhos”)

2. Atividade para casa: “ Durante esta semana, me ajude a ser grato por Jesus Ter Criado a água”

Cantar:  O Riachinho Faz ( pg 116 Hinário das Crianças) e Cai a Chuva ao Redor ( pg. 117 Hinário das Crianças)
______________________________________________________________
Atividade:

1.Copie a cena da água e a roda  para cada criança conseguir recriar a batismo. A cena mostra como as crianças podem ser batizados como Jesus foi. Junte a roda a água e ao sol com um grampo.
2. Rode a roda para mostrar com as figuras vão para debaixo da água para serem batizados. Diga as crianças que com 8 anos eles podem ser batizados na água assim com Cristo foi.



Raios de Sol, Lição 26: As famílias poderão ser eternas.

Atividade:
Ajude as crianças a se prepararem para entrar no templo.
1.       Copie a imagem da  gravata e a bolsa para cada criança. Para fazer a gravata e a bolsa, dobre a bolsa no meio e a cole nos dois lados e no fundo, deixando somente a parte de cima sem colar.  Com um furador faça dois buracos nos lugares indicados em cada gravura e coloque uma Fita ou corda ( o que for mais fácil)  e prenda nas crianças.
2.       Use as imagens para mostrar as crianças como as famílias podem se preparar para irem ao templo. Fale sobre  o dizimo através de mover as moedas para dentre e fora da bolsa.
Idea para um lanchinho: Moedinhas de chocolate, ou chocolate embalado em papel alumínio dourado ou prata.

__________________________________________________________

OBJETIVO: ajudar as crianças a entenderem  que os templos são locais sagrados onde as famílias podem ser seladas para sempre. Incentive-os a preparar-se para entrar no templo.
Apostila LIÇÃO E ATIVIDADES
Imprimir o folheto e discutir antes de colorir.
1. Fale sobre o folheto, "As famílias Poderão ser eternas".
• Discussão sobre as famílias poderão ser eterna:
-Mostra uma cópia do folheto cortado em forma de um  quebra-cabeça (Corte cada membro da família separados individualmente).
-Diga: "Quando os pais são casados ​​no templo, eles são selados um ao outro e a seus filhos" (coloque o quebra-cabeça inteiro).
-Tire um membro da família e o coloque em um envelope ao mesmo tempo em que diz, "Quando morremos, somos separados por um tempo, mas podemos ter alegria  em saber que estamos selados no templo para sempre." (feche o envelope selando-o com uma fita adesiva.)
- "Após a ressurreição, podemos estar com nossa família de novo." (Abra o envelope e as crianças podem montar o quebra-cabeça unindo a família)
• Discuta sobre as formas  que as crianças podem se preparar  para entrarem no templo: guardar a Palavra de Sabedoria (comer bons alimentos), pagar o dízimo (para ajudar a construir templos), orar (ficar mais perto do Pai Celestial), ir à igreja (aprender a viver o evangelho) , amar ao próximo  (vivendo os ensinamentos de Jesus), obedecer aos pais (amar a nossa família).
• Mostre imagens de templos e fale sobre elas. Diga como o templo é a casa do Pai Celestial, onde Ele visita.
CANTANDO
• Cante "As Famílias Poderão Ser Eternas" (Músicas para Crianças, 98). 


terça-feira, 17 de julho de 2012

Falarei a Verdade




Algumas vezes não é fácil falar a verdade, mais com os seus prórprios bonequinhos “ Vera e Valdo Verdade”, as crianças podem atuar situações onde falam a verdade. Quando as crianças abrem a boca do boneco eles dizem: “Eu serei forte e falarei  a verdade.” Explique-lhes as conseqüências de falarem mentiras e verdades.  Encorajem as crianças a serem  honestas para que consigam encontrar paz e alegria em suas vidas.